Sensibilização DA Comunidade Escolar

A escola é um importantíssimo espaço para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de todas as crianças – esta proporciona estrutura e orientação para o futuro. Além disso, o contexto escolar permite a socialização necessária com colegas e professores.

Quando uma criança ou jovem adoece com cancro pode ficar impossibilitado de ir à escola durante um período de tempo. É por isso muito importante que a escola defina, em conjunto com o encarregado de educação, estratégias para a continuação do processo escolar e da participação da criança ou jovem doente, mesmo que à distância. Os professores da escola poderão também trabalhar com o departamento educativo do hospital onde o doente é tratado.

Aqui encontra informação sobre as medidas escolares previstas para que as crianças e jovens doentes tenham as mesmas oportunidades de acesso ao ensino. 

Este documento, dirigido à comunidade escolar, tem informação essencial para um melhor acompanhamento e integração do aluno doente, promovendo a sua escolaridade.

A Acreditar visita as escolas,  sempre que solicitado, com o objectivo de sensibilizar professores e alunos para a oncologia pediátrica e para uma boa reintegração da criança ou jovem doente no ambiente escolar.  

Através de materiais pedagógicos (livro, vídeo, jogo de tabuleiro, teatro de fantoches, jogo de cartas, entre outros) procuramos esclarecer dúvidas ou mal-entendidos e tranquilizar o grupo. Os materiais abordam a história da Maria do Mar, uma menina de 10 anos que conta como viveu a doença, desde os sintomas até ao diagnóstico, passando pelos tratamentos e regresso à escola. Temos também outro jogo o Quiz4you, com mais de 150 perguntas sobre a oncologia pediátrica. Para os mais crescidos utilizamos o jogo Boa Pergunta! Cancro pediátrico: verdades e mitos para pôr a turma a reflectir e a discutir assuntos ligados à doença.

Caso esteja interessado numa visita à sua escola, contacte-nos.

Norte (Porto)
Ana Monteiro
Centro (Coimbra)
Brigitte Seixas
Sul (Lisboa)
Jessica Arez
Madeira (Funchal)
Alcinda Gonçalves

O trabalho da Acreditar só é possível com a sua colaboração.

Muito obrigado por promover a qualidade de vida de crianças e jovens com cancro!

NEWSLETTER ACREDITAR

  • as últimas noticias sobre a Acreditar e Oncologia Pediátrica;
  • oportunidades para fazer a diferença na vida das crianças com cancro.
* Campo Obrigatórios

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.

Damos valor à sua privacidade

Ficha de Inscrição para Sócio