Search
Search
Search
Close this search box.

É um enorme orgulho vestir a t-shirt da Acreditar. Sinto-o! Imagino que seja assim que o super-homem se sente quando veste o fato de poderes ultra-especiais: um enorme orgulho em servir o outro!

Quero ser Voluntário

Os voluntários da Acreditar transportam a alegria e o cuidado que as crianças, jovens e pais precisam. Com as suas t-shirt’s laranjas, chegam sorridentes e sem pressas, sempre prontos para partilhar experiências, sejam elas a brincadeira mais solta ou o desabafo mais apertado.

Nota: neste momento não decorre recrutamento para voluntariado na Acreditar. Quando tal vier a acontecer será aqui anunciado. 

Conheça aqui:

Voluntariado nos Hospitais

Os hospitais pediátricos são espaços de vida, onde as paredes têm cores, os quartos guardam mimos e nos corredores e salas de espera há partilha.

Os voluntários da Acreditar trazem sorrisos e risadas, inventam brincadeiras, arrancam alegrias, e trocam gestos de conforto com os pais, ficando com os filhos enquanto estes fazem as suas pausas. São um suporte emocional para as crianças e jovens internados e suas famílias, ajudando a melhorar a experiência em ambiente hospitalar.

O que faz o voluntário hospitalar?

  • Comunica com as famílias (internadas ou ambulatório) mostrando-se disponível para escutar as necessidades sentidas;
  • Desafia as crianças e jovens a brincar e conversar;
  • Reveza os pais, permitindo que estes possam sair do hospital e ir a casa, fazer as suas refeições com calma, tratar de outros assuntos, estar com os outros filhos, entre outros;
  • Dinamiza as mais diversas actividades com as crianças e jovens. É possível cantar, dançar, pintar, colar, e praticamente tudo o que se queira sem se esquecer o contexto em que as mesmas são desenvolvidas.

 

ATENÇÃO: Neste momento não estamos a recrutar voluntários. Quando assim for, encontrará aqui informação detalhada sobre o assunto.

Voluntariado nas Casas Acreditar

As Casas Acreditar, em Lisboa, Coimbra e Porto, contam diariamente com voluntários que se encontram disponíveis para brincar com as crianças, revezar os pais, fazer companhia às famílias ou dar o apoio logístico necessário ao bom funcionamento.

O que faz o voluntário da Casa?

  • Realiza actividades lúdicas dirigidas às crianças, aos jovens e aos pais;
  • Apoia as famílias na realização de tarefas de manutenção da casa (estender roupa, passar a ferro, fazer camas);
  • Convive com as famílias da Casa, proporcionando um ambiente agradável e tranquilo.

 

ATENÇÃO: Neste momento não estamos a recrutar voluntários. Quando assim for, encontrará aqui informação detalhada sobre o assunto.

Voluntariado na Primeira Pessoa

As equipas são compostas por voluntários que viveram a experiência na primeira pessoa: pais ou Barnabés. Pela sua vivência, estes voluntários são fonte de esperança e deixam um valioso testemunho que facilita, em muito, a adaptação e a aceitação da doença.

Voluntariado no Apoio Escolar

O programa Aprender Mais é um apoio escolar em casa ou online, gratuito e desenvolvido por voluntários profissionais da área da educação e do desenvolvimento (professores do 1.º ciclo até ao secundário, educadores de infância, psicólogos, educadores sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros). Este apoio visa o desenvolvimento de competências cognitivas, socio-emocionais e psicomotoras, promovendo a qualidade de vida, a adaptação à doença, o rendimento e a reintegração escolar.

Requisito específico: profissionais da área da educação e desenvolvimento.

Voluntariado de Apoio Logístico

Cada Região tem uma logística exigente por assegurar. Há necessidades e pedidos que têm de ser organizados. Há armazéns onde se guardam bens, sempre a serem renovados e equipamentos que necessitam de manutenção ou arranjo.

O que faz o voluntário logístico?

  • Apoia na organização e arrumação do armazém;
  • Apoia na organização de actividades lúdicas e/ou eventos;
  • Realiza pequenos trabalhos de bricolage;
  • Faz pequenos serviços administrativos;
  • Representa a Acreditar em bancas ou eventos.

Voluntariado de Saberes Especializados

Para a qualidade de vida das famílias é essencial promover momentos de lazer e bem-estar. O voluntário de saberes especializados partilha connosco os seus talentos e ajuda a criar momentos únicos e divertidos na vida das crianças e jovens que acompanhamos. Os talentos podem ser os mais variados: fotografia, música, teatro, contar histórias, sessões de exercício físico, massagens, culinária, entre outros.

O trabalho da Acreditar só é possível com a sua colaboração.

Muito obrigado por promover a qualidade de vida de crianças e jovens com cancro!

NEWSLETTER ACREDITAR

  • as últimas noticias sobre a Acreditar e Oncologia Pediátrica;
  • oportunidades para fazer a diferença na vida das crianças com cancro.
* Campo Obrigatórios

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.

Damos valor à sua privacidade

Ficha de Inscrição para Sócio