O dia em que uma família entra pela primeira vez na porta do hospital é um momento que dizem nunca esquecer. A apreensão e um medo indefinível caminham a par com a coragem e a confiança que querem que não falte. Querem poder acreditar.
É este um dos momentos fundamentais do compromisso da Acreditar. A estas famílias recém-chegadas fazemos um acolhimento muito especial, prestado semanalmente nos hospitais por uma equipa de jovens que tiveram cancro ou por pais destes. Chamamos-lhe voluntariado na primeira pessoa – através da experiência comum que os une, cria-se um sentido imediato de comunidade que diminui o sentimento de isolamento e de medo.
Partilhando a sua experiência, orientando nas questões mais abrangentes ou esclarecendo nos pequenos detalhes, são estes quem mais podem ajudar as famílias que chegam de novo a não se sentirem sozinhas e a terem Esperança.
Sabemos também que uma família informada será uma família mais fortalecida. É por isso que a Acreditar tem investido em proporcionar aos pais informação sobre a doença oncológica em idade pediátrica e aquilo que a sua vivência implica.
O acolhimento na fase inicial da doença prolonga-se em acompanhamento ao longo de todos os seus passos. A Acreditar, através das suas equipas de pais, de jovens, de voluntários e de profissionais, está disponível para prestar apoio emocional em qualquer momento. Só assim é possível que as famílias acabem a travessia dizendo: “obrigado pelo caminho partilhado”.
Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com esse armazenamento. A Politica de Cookies é parte integrante da Politica de Privacidade da Acreditar.