Search
Search
Search
Close this search box.

“No turbilhão da doença, temos ainda que tratar dos subsídios e apoios no meio de muito legislação confusa que nos deixa perdidos.”

Direitos das famílias

A Acreditar prossegue um trabalho de informação, sensibilização e pressão junto das entidades competentes e de decisores políticos para que o debate sobre os direitos das crianças e jovens com cancro e suas famílias se mantenha na ordem do dia. O objectivo é garantir que a doença nunca seja um impedimento para a cidadania plena.

O diagnóstico de cancro numa criança ou jovem pressupõe mudanças radicais numa família. A legislação portuguesa prevê alguns direitos e apoios especiais que se aplicam às novas necessidades, sentidas quer pelos doentes quer pelas suas famílias: o direito do trabalho, apoios sociais, escolaridade, acesso ao ensino superior ou ainda sobre instrumentos que poderão prever benefícios, como o atestado médico multiuso. A Acreditar disponibiliza um serviço de apoio jurídico – a Clínica Jurídica – que visa esclarecer dúvidas e acompanhar as famílias em situações que estejam relacionadas com estes temas.

Apresentamos aqui, de forma resumida e com ligação à legislação em causa, a informação que consideramos mais significativa.

Sou criança, jovem

Apoios e Direitos

Sou mãe, pai

NEWSLETTER ACREDITAR

  • as últimas noticias sobre a Acreditar e Oncologia Pediátrica;
  • oportunidades para fazer a diferença na vida das crianças com cancro.
* Campo Obrigatórios

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.

Damos valor à sua privacidade

Ficha de Inscrição para Sócio