Search
Search
Search
Close this search box.

“Nunca desistem de nós, por pior feitio que tenhamos ou por mais saturação que mostremos – estão ali para o nosso bem-estar. E não, não deram apenas apoio a mim, muitas palavras de conforto deram à minha mãe, deram-lhe a mão. É incrível a esperança que nos transmitem!

Voluntariado

O voluntariado representa uma das maiores forças motrizes da Acreditar. Contamos com o apoio de um coeso grupo de voluntários nas quatro regiões da Acreditar. Salientamos os diferentes locais e tipos de voluntariado que agregamos:

VOLUNTARIADO HOSPITALAR

Realizado nos hospitais de referência em oncologia pediátrica – IPO Lisboa, Hospital Pediátrico de Coimbra, IPO Porto, Hospital de São João e Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal. Aqui os voluntários trabalham no sentido de humanizar e animar os Serviços de Pediatria/Oncologia, servindo de suporte emocional às crianças e jovens internados e, naturalmente, às suas famílias. São rostos empáticos e sorridentes que chegam sem pressa, e que se mostram disponíveis para a brincadeira mais solta ou para o desabafo mais apertado.

Através da parceria com a Associação Lux Vitae e com a Associação Portuguesa de Reiki contamos com voluntários no Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa, Hospital de São João que proporcionam sessões de reiki às crianças e jovens em tratamento, aos seus familiares e também ao corpo clínico do Serviço, sempre que este seja solicitado.

CASAS ACREDITAR

Nas Casas Acreditar de Lisboa, Coimbra e Porto, os voluntários constituem-se como companheiros e animadores das famílias que vivem nas Casas. São braços imprescindíveis para a brincadeira e para a substituição dos pais por curtos períodos de tempo, de forma a que estes possam dispor de um espaço de descanso ou de organização pessoal.

Também existem voluntários para áreas específicas, sobretudo para momentos de cuidado aos Pais: cabeleireiro, manicure, pedicure, reflexologia podal, reiki, massagens, yoga. Este tipo de voluntariado promove o auto-cuidado, eleva a auto-estima e relaxa quem muito precisa.

O voluntariado nas Casas Acreditar é uma lufada de ar fresco: é rir, é brincar, é conversar, é partilhar, é testemunhar.

VOLUNTARIADO NA PRIMEIRA PESSOA

Constituídas por pais e jovens que já ultrapassaram a doença e agora se disponibilizam para acolher e acompanhar as famílias nos hospitais, que acabaram de receber o diagnóstico e que precisam de ver e ouvir testemunhos de esperança.

PROFESSORES DO PROJECTO APRENDER MAIS

Equipa composta por educadores e professores e demais profissionais da área da educação e do desenvolvimento, que estão disponíveis para prestar apoio escolar, domiciliário ou online, a par de outras acções que visam a promoção da aprendizagem destas crianças e jovens.

APOIO ADMINISTRATIVO

Tarefas administrativas, de divulgação e logística – que vão desde a arrumação e gestão de materiais doados, organização de eventos, actividades lúdicas, acções de informação e sensibilização, ou ainda participação em iniciativas de angariação de fundos.

Em 2023

voluntários
0

Quero saber mais sobre ser voluntário

NEWSLETTER ACREDITAR

  • as últimas noticias sobre a Acreditar e Oncologia Pediátrica;
  • oportunidades para fazer a diferença na vida das crianças com cancro.
* Campo Obrigatórios

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.

Damos valor à sua privacidade

Ficha de Inscrição para Sócio