Search
Search
Search
Close this search box.

Promoção
da Escolaridade

Mesmo estando doente posso continuar a estudar? Podes sim. Devido aos tratamentos e aos seus efeitos secundários, poderá haver períodos em que terás de ficar em casa. Isso não significa que não possas continuar a aprender. Nesta situação, o teu encarregado de educação deverá indicar ao director do agrupamento que a tua presença na escola será à distância. 

Os professores vão enviar-te todos os materiais e poderás assistir às aulas através de uma câmara. Claro que haverá dias mais difíceis do que outros e momentos em que não consigas estar tão concentrado nas matérias a estudar. Ao teu ritmo, vais conseguir. Os teus colegas também podem ajudar-te a acompanhar a matéria – fala com eles.

APRENDER MAIS

Este é um apoio escolar pensado para ti: se tens entre 5 e 18 anos e precisas de uma ajuda extra, conta com os professores voluntários da Acreditar. O acompanhamento escolar é gratuito e acontece nas Casas Acreditar ou online, feito por professores, educadores de infância e outros profissionais como terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais ou psicomotricistas. Para te inscreveres basta entrares em contacto com a Acreditar da tua região. Lê aqui o testemunho do Rafael Rodrigues sobre a importância do Aprender Mais.

BOLSAS DE ESTUDO

A minha família tem dificuldades em suportar os custos associados à escola. Nestas situações e depois de candidatura e devida avaliação, a Acreditar atribui bolsas de estudo. No ano lectivo de 2022/2023 foram entregues 43.

aqui o testemunho do Diogo Sousa sobre a importância de estudar e da Bolsa de Estudo da Acreditar.

A ACREDITAR NAS ESCOLAS

MANTER O CONTACTO COM A ESCOLA, COLEGAS E AMIGOS

Como vou contar aos meus colegas que estou doente? Como vão eles reagir à minha nova aparência? São algumas perguntas que te podem surgir, é normal sentires-te assustado e inseguro.

Poderás também ter medo de não conseguir acompanhar as aulas ou receio de que a relação com os teus colegas não seja a mesma. Sabes, muitas crianças e jovens que já passaram pelo mesmo partilham estas dificuldades. Sempre que possas, procura envolver-te nas actividades escolares, mesmo que à distância. Espreita o Diário do Barnabé, lá vais encontrar vários testemunhos sobre o regresso à escola.

Não há necessidade de nos deixarmos levar totalmente pela angústia que é a doença, pois eu nunca conseguiria aceitar que a minha vida fosse completamente tomada por ela. Isso seria aceitar que eu sou o cancro, quando apenas tive o azar de o ter.

NEWSLETTER ACREDITAR

  • as últimas noticias sobre a Acreditar e Oncologia Pediátrica;
  • oportunidades para fazer a diferença na vida das crianças com cancro.
* Campo Obrigatórios

Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.

Damos valor à sua privacidade

Ficha de Inscrição para Sócio