Mesmo estando doente posso continuar a estudar? Podes sim. Devido aos tratamentos e aos seus efeitos secundários, poderá haver períodos em que terás de ficar em casa. Isso não significa que não possas continuar a aprender. Nesta situação, o teu encarregado de educação deverá indicar ao director do agrupamento que a tua presença na escola será à distância.
Os professores vão enviar-te todos os materiais e poderás assistir às aulas através de uma câmara. Claro que haverá dias mais difíceis do que outros e momentos em que não consigas estar tão concentrado nas matérias a estudar. Ao teu ritmo, vais conseguir. Os teus colegas também podem ajudar-te a acompanhar a matéria – fala com eles.
Este é um apoio escolar pensado para ti: se tens entre 5 e 18 anos e precisas de uma ajuda extra, conta com os professores voluntários da Acreditar. O acompanhamento escolar é gratuito e acontece nas Casas Acreditar ou online, feito por professores, educadores de infância e outros profissionais como terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais ou psicomotricistas. Para te inscreveres basta entrares em contacto com a Acreditar da tua região. Lê aqui o testemunho do Rafael Rodrigues sobre a importância do Aprender Mais.
A minha família tem dificuldades em suportar os custos associados à escola. Nestas situações e depois de candidatura e devida avaliação, a Acreditar atribui bolsas de estudo. No ano lectivo de 2022/2023 foram entregues 43.
Lê aqui o testemunho do Diogo Sousa sobre a importância de estudar e da Bolsa de Estudo da Acreditar.
Pede à Acreditar para visitar a escola e conversar com a tua turma e professores. Iremos explicar o que te está a acontecer e ajudá-los a perceber aquilo por estás a passar.
A Acreditou criou este flyer informativo que podes partilhar com os teus professores e com os teus colegas. Este flyer tem informação que te poderá ser útil: jogos divertidos para se falar sobre cancro com os teus colegas, amigos ou familiares; informação sobre legislação relacionada com a escola e dicas e sugestões que poderão ajudar os teus professores em todo o teu processo escolar.
PARA OS MAIS PEQUENOS – utilizamos materiais divertidos baseados na história Maria do Mar e a Turma Acreditar! A Maria do Mar é uma menina que também esteve doente, teve um cancro chamado leucemia e agora que já está bem, partilha contigo, e com a tua turma, como foi estar doente, regressar à escola e a importância da família e dos amigos. Podes ler o livro aqui e também ver o filme aqui. Temos também outro jogo o Quiz4you, com mais de 150 perguntas sobre a oncologia pediátrica.
PARA OS MAIS CRESCIDOS – utilizamos o jogo Boa Pergunta! Cancro pediátrico: verdades e mitos para pôr a tua turma a reflectir e a discutir assuntos ligados à doença. É um momento importante para todos.
Como vou contar aos meus colegas que estou doente? Como vão eles reagir à minha nova aparência? São algumas perguntas que te podem surgir, é normal sentires-te assustado e inseguro.
Poderás também ter medo de não conseguir acompanhar as aulas ou receio de que a relação com os teus colegas não seja a mesma. Sabes, muitas crianças e jovens que já passaram pelo mesmo partilham estas dificuldades. Sempre que possas, procura envolver-te nas actividades escolares, mesmo que à distância. Espreita o Diário do Barnabé, lá vais encontrar vários testemunhos sobre o regresso à escola.
Ao subscrever está a aceitar a Política de Privacidade da Acreditar. Damos muito valor à sua privacidade e por isso garantimos a confidencialidade dos seus dados.
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com esse armazenamento. A Politica de Cookies é parte integrante da Politica de Privacidade da Acreditar.